83 ANOS DE HISTÓRIA

83 ANOS DE HISTÓRIA

1937 – 2020 

Instanta é uma empresa portuguesa fundada em 1937, com um capital social actual de 200.000 euros e dedicada ao ramo de fotografia e entretenimento electrónico.

Apostando na oferta de produtos inovadores de qualidade, a empresa comercializa diferentes marcas de prestígio, com destaque para Olympus, Leica, Canon, Nikon, Fuji e Gopro.

No âmbito da prestação de serviços, a empresa investiu na aquisição de laboratórios próprios digitais e kiosks, que lhe permitem proporcionar a execução de fotografias com elevada eficiência e garantias de rapidez e qualidade.

Dada a enorme vocação pela arte de fotografar, em 2007 foi formada uma equipa dedicada à Reportagem Social de Eventos (festas, casamentos, etc.)

Em simultâneo foram criados 4 Estúdios Clássicos em novos espaços das lojas do Chiado, C. Ourique, Oeiras e Odivelas, onde se poderá desfrutar de ambientes criativos para as melhores imagens de sempre.

Na loja da Av. Fontes Pereira de Melo em Lisboa, montou uma oficina de reparação rápida de material fotográfico – a Camera Clinic.

Com sede social em Linda-a-Velha, onde também possui os serviços administrativos, comerciais e armazém central, a empresa possui 7 lojas, abrangendo os principais pontos comerciais de Lisboa, Oeiras, Cascais e Odivelas. Tem ainda a sua loja on-line em www.instanta.pt.

Instanta conta atualmente cerca de 25 colaboradores diretos, havendo uma preocupação permanente pela sua formação, com particular incidência no atendimento personalizado e nos conhecimentos técnicos.

A imagem da Instanta, aliada à sua larga experiência, permitem-lhe um lugar de destaque no sector de fotografia, em Portugal.

 

A História do Logótipo

 

 1º LOGOTIPO
              
CRIADO EM 1937 É UTILIZADO ATÉ 1975

logo1

           
 
As cores utilizadas foram o branco e o preto. O branco transmite: simplicidade, eficiência, claridade e sofisticação. O preto por sua vez: sofisticação, segurança e glamour. A sua composição cromática (preto e branco) deve-se à época em que foi criado. A mulher estilizada em cima define o charme e a elegância que a Instanta pretende imprimir no mercado.
 
 
 
2º LOGOTIPO
              
 
DE 1975 ATÉ 1985
logo2             Este logótipo a verde é formado por uma íris, mais pequena que a actual. O elemento gráfico da lente fotográfica foi estilizado, utilizando a íris, tornando-se mais identificável, mais apelativo. 
A cor verde realça o equilíbrio, harmonia, segurança, consciencialização ambiental e frescura da marca. Neste logotipo o elemento gráfico (íris) foi centrado em cima do lettering (Instanta), ou como alternativa do lado esquerdo.
  
 
 3º LOGOTIPO
              
 DE 1985 ATÉ 2005
logo3             Este logotipo é azul, com a íris maior que o lettering Instanta. A empresa como está em permanente evolução, preferiu adoptar o azul por ser uma cor essencialmente tranquilizante. A cor azul forte, estimula pensamentos claros e sem barreiras à comunicação. 
O lettering sofreu uma ligeira alteração na sua forma de apresentação. O “i” foi alterado para maiúsculo, criando uma postura mais marcante/evidente no mercado, tornando o nome da marca em Nome Próprio. 
Em Maio de 1999 na comemoração dos 60 anos passou a ter como assinatura “Momentos para Sempre”
   
 
 
4º LOGOTIPO
             
 
CRIADO EM 2005
logo4alogo4b             Neste logotipo, a única alteração centra-se na substituição da cor de um dos segmentos, constituintes do elemento gráfico (íris), que adoptou o vermelho . 
A mudança visa reforçar a presença pública da Instanta, facilitar a identificação da mesma e permitir a comunicação publicitária.
Foi adaptada uma cor suplementar, o vermelho, com o intuito de quebrar a monocromia existente e proporcionar maior dinamismo ao logotipo, sendo que o vermelho simboliza - vida, acção, domínio e singularidade, e o azul - verdade, lealdade, segurança, elegância e competência.
O logotipo Instanta mantém como assinatura “Momentos para Sempre”
   
 
5º LOGOTIPO 
              
CRIADO EM 2016
           

O logotipo Instanta ganha uma nova assinatura.